
Dar feedback para cima é uma arte pouco explorada, mas fundamental para quem ocupa posições de liderança. Enquanto muitos gestores dominam o discurso com suas equipes, poucos sabem como relatar à diretoria o que realmente importa — com clareza, precisão e valor estratégico. O artigo Feedback tático apresenta uma abordagem prática para oferecer feedback tático: direto, relevante e com impacto. Porque, no fim das contas, falar tudo não é transparência, é ruído.
Mas, além desse artigo, aqui no blog também temos diversos outros artigos sobre kubernetes, desenvolvimento, gestão, devops, etc. Veja alguns exemplos: Diferenças entre Paradigmas, Axiomas e Hipóteses, Desenvolver na empresa ou comprar pronto, Fuja da otimização prematura, entre outros.
Sumário
Feedback tático
Oferecer feedback para os subordinados é um desafio e tanto. Oferecer uma visão que dê a outra pessoa uma oportunidade dela ser diferente é algo muito valioso, mas tem que ser feito com técnica e cuidado. Mas o artigo tem o seu foco no feedback tático, ou seja, o feedback que o gestor dá para o seu superior no contexto de suas atribuições, tarefas, resultados, etc. Nesse caso o superior não sai melhor de um feedback, mas sim um processo de melhoria contínua.

O gestor ensanduichado
Essa expressão pode parecer um pouco estranha mas acho que explica muito bem. O gestor, por um lado, observa seu time, seus subordinados, tem preocupação com indivíduos, com entregas, com resultados, comportamentos, etc. Essa forma supervisora deve ocupar parte relevante das preocupações do gestor. Por outro lado, ele é subordinado e deve satisfação sobre os resultados, riscos e oportunidades que gera através de seus subordinados.
Pensando bem os subordinados o cobra e os seus gestores também. Essa relação de tensões é o que chamo de sanduíche, onde ele fica no meio. De maneira um pouco solitária ele toma ações que sempre incomodam algum dos lados, quando não, ambos.
Matriz de feedback tático
Essa é a técnica que eu mesmo aplico, mas não é bala de prata. Para você o contrário disso pode ser o ideal. Mas vamos entender melhor o que pensei. Primeiro devemos considerar que o gestor dá notícias que organizo em dois eixos: quanto à sensação causada, quanto à criticidade dela.
Notícia | Crítico | Importante | Neutro |
---|---|---|---|
Boa | Demonstre com fatos, números e objetividade. | Demonstre a importancia da notícia | Talvez noticie |
Neutra | Fale se agregar contexto | Destaque | Talvez noticie |
Ruim | Estabeleça um plano de ação e noticie o mais rápido possível | Explique com clareza | Assim que compreendida, noticie o mais rápido |
Considerando os eixos, ações diferentes devem ser consideradas. Mas, mais importante de tudo isso é descrever a notícia corretamente. Quando se é mais pessimista é normal enxergar os fatos pelo lado ruim, ou otimista pelo lado bom. É importante ter uma capacidade de perceber da forma mais isenta possível para garantir que a informação seja correta. Com o passar do tempo essa análise precisa ser refeita.
One-Chart-Presentation
Claramente o melhor modelo para esse tipo de feedback é o one-chart-presentation. Nesse modelo apenas um slide deve ser suficiente para apresentar todas as notícias de uma só vez. Além disso a reunião deve ser time-boxed, com frequência definida e respeitada por todos.
O slide pode ser de qualquer modo, mas eu não apresento os eixos. Eu simplesmente espalho as notícias por categorias que fazem sentido para meu público. Um modelo com hightlights, problemas críticos e próximos passos funciona muito bem para mim.
Sintetize com inteligência
Veja que a apresentação deve ser sintética mas sem perder informação. Esse limite não é fácil de encontrar mas é o que se espera. Para isso é possível que algumas notícias precisem ser suprimidas, não para esconder mas porque isso não é o que interessa para o panorama que o superior precisa receber.
Outro ponto relevante é que precisão é valor. Evite respostas com “eu acho”, “provavelmente”, “deve” ou fale sobre itens intermitentes sem estabelecer uma causa raiz. Ninguém gosta disso, em especial os bons gestores. Prefira dar respostas “sim”, “não”, percentuais e objetividade.
Mas outra parte importante do valor da notícia é a opinião, o senso crítico e a análise sistêmica. Entender as correlações entre as coisas para dar substancia à notícia é o que se espera de um gestor. Entregue isso com transparência e objetividade.
Recentemente escrevi o artigo “não basta ser, tem que parecer“. Entenda que você tem que dar a notícia certa, deve estar bem informado, deve estar preparado, mas deve ter postura, deve ser confiável e acessível. Seja bom e garanta que as notícias esclareçam o valor. Não é razoável que uma boa notícia seja vista como neutra pelos superiores.
O que noticiar
Isso já varia muito de como é a TI e quais processos estão implantados ou em curso. Mas vamos a alguns exemplos possíveis de pontos de controle: andamento de portfólios ou projetos, distorções de orçamento, comportamentos persistentes, padrão de incidentes/problemas, KPIs, OKRs, DORA, eventos particulares do negócio, estruturas da governança, processos de negócio, elementos relevantes da cultura, etc.
Esses itens devem ser observados todo o momento. Notícias surgem a todo momento e elas devem elevar a área para um novo patamar.
Melhoria contínua
Considere que esses feedbacks seguem um modelo onde a área e consequentemente a empresa melhora continuamente:
- O gestor coleta as notícias que evidenciam necessidades de melhoria ou oportunidades;
- Ele organiza essas informações nas estruturas de controle relevantes;
- Classifica as notícias utilizando a matriz de feedback;
- Monta um slide one-chart-presentation com os pontos principais;
- Apresenta o material de forma objetiva e dentro do tempo definido;
- Define e acompanha ações, melhorias e novos pontos de controle;
- Reinicia o ciclo com base nas novas percepções geradas;
Conclusão de Feedback tático
Oferecer feedback tático é uma competência-chave para qualquer gestor que deseja ser percebido como estratégico e confiável. Não se trata de listar tarefas ou detalhar excessos, mas de construir uma comunicação precisa, estruturada e orientada a valor. Quando bem feito, esse tipo de feedback não apenas informa, mas impulsiona decisões, fortalece a confiança da liderança e posiciona o gestor como uma peça essencial na engrenagem da organização.
Ele atua/atuou como Dev Full Stack C# .NET / Angular / Kubernetes e afins. Ele possui certificações Microsoft MCTS (6x), MCPD em Web, ITIL v3 e CKAD (Kubernetes) . Thiago é apaixonado por tecnologia, entusiasta de TI desde a infância bem como amante de aprendizado contínuo.